Sou um parágrafo. Clique aqui para editar-me e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você.

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar-me e adicionar o seu próprio texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar o seu próprio conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e permitir que seus clientes saibam um pouco mais sobre você.

1/3

Projeto e cálculo estrutural metálico

 

A cada obra, mais e mais vantagens decorrentes da utilização das estruturas metálicas são aferidas. Dentre outras as mais importantes são:

· Maior liberdade no projeto arquitetônico com utilização de vãos livres maiores
· Alívio nas fundações em até 30% e conseqüente redução nos custos
· Organização total no canteiro de obra
· Garantias de níveis e prumos. A construção convencional trabalha ao centímetro, enquanto a construção metálica tem a precisão do milímetro
· Racionalização de materiais e mão-de-obra. A obra transforma-se num processo industrial contínuo e de fácil controle
· Menores custos administrativos
· Redução de acidentes
· Melhor qualidade da obra devido aos processos mecanizados
· Flexibilidade na construção: montagem e desmontagem mais rápidas
· Escadas pré-fabricadas utilizadas durante a obra
· Menor prazo de execução e retorno financeiro antecipado
· Compatibilidade com outros sistemas construtivos industrializados
· Otimização do “grid” da obra
· O aço é 100% reciclável

É de suma importância enfatizar que, comparativamente, as obras que utilizam procedimentos industrializados, proporcionam menor custo global, embora em alguma etapa, haja discrepância de valores com a construção convencional.

Assim sendo, os estudos comparativos devem ser feitos levando-se em conta a edificação pronta, e não somente uma etapa ou segmento desta, (por exemplo: não se deve comparar custos entre o esqueleto metálico e o seu similar em concreto armado).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avanço e Tecnologia em Estrutura  Metálica 

 

Cálculo Estrutural e Projeto Básico Executivo

Com o objetivo de determinar o dimensionamento de estruturas prediais e industriais atendendo as normas técnicas vigentes, a FRANTECferece os serviços de cálculo estrutural, assim como elaboração de projeto básico executivo para seus clientes.

Realizando seus cálculos estruturais com auxílio de ferramentas computacionais, é possível trabalhar com uma grande gama de opções geométricas, descrição de perfis e materiais diferenciados, possibilitando assim a elaboração de um estudo de caso customizado em um curto prazo de tempo, visando garantir a qualidade da obra, otimizando os recursos humanos e materiais aplicados gerando economia na execução do projeto.

O projeto básico executivo fornece todas as informações técnicas necessárias para a execução do projeto, sendo: desenhos de chumbadores, planta de cargas, planta geral, vistas, cortes e detalhes com suas dimensões e indicações gerais.

 Projeto de Detalhamento

O detalhamento de projetos de estruturas metálicas visa agregar informações de fabricação ao projeto, viabilizando assim que haja a perfeita execução dentro do fornecedor, gerando assim apenas os custos de mão de obra operacional para a produção.

Dentre as informações constam listagem detalhada de materiais, determinação de processos de fabricação, especificação de pintura, detalhamento peça a peça e dos subconjuntos, planejamento de transporte e montagem, entre outros.

Com o uso de avançadas técnicas de modelagem, é possível prever interferências e ajustes, possibilitando assim que cada peça fabricada possa ser montada diretamente viabilizando assim o conceito de estrutura pré-fabricada, tornando a montagem rápida, simplificada e com baixo custo de execução.

Também é possível que sejam gerados arquivos para execução de cortes de chapas e perfis, assim como execução de furações, em sistemas automatizados com Controle 
Custos

Atualmente no Brasil, o custo nas construções convencionais de edificações de múltiplos andares, tem se dividido nas seguintes proporções:

· 40% custo de mão de obra direta ou indireta;
· 60% custo de materiais.

Sabemos também que, para a realização de uma determinada operação, o custo global da mão de obra em campo é pelo menos, duas vezes maior do que em uma indústria, tomando- se como base de avaliação, a produtividade. Portanto, a construção industrializada, traz consigo, possibilidade de reduções dos custos
nestes dois aspectos:

· Diminuição ao máximo das operações construtivas em campo, com conseqüente redução do número de homens/hora;
· Projeto inteligente, para racionalização e utilização de materiais de melhor qualidade e de menores preços.

Assim sendo, e conforme já falamos anteriormente, os custos globais de uma construção industrializada, via de regra, são inferiores ao de uma construção convencional.
Estes devem ser avaliados, tomando-se todos os aspectos da obra, desde o planejamento, o projeto e a especificação e aquisição dos materiais, a mão de obra no canteiro, o gerenciamento e a construção propriamente dita. Numericamente, em certos tipos de sistemas construtivos, a construção industrializada metálica, pode levar a uma economia de até 25%.

 

Aplicação

de estruturas etálicas em edifícios de múltiplos ndares

 

Seguindo a tendência mundial, onde há décadas faz-se o uso de estruturas metálicas em edificações de múltiplos andares, o Brasil, embora atrasado, finalmente despertou para o grande mercado da construção civil industrializada. Graças às privatizações das empresas do setor produtivo do aço, novas políticas empresariais foram implementadas visando adaptações de seus departamentos técnicos e de marketing, no atendimento das necessidades deste novo segmento.

Concomitantemente ao desenvolvimento da industria do aço, e a exemplo do que ocorre nos países mais desenvolvidos, foram criadas empresas nacionais e de capital estrangeiro, para fornecimento de produtos e serviços complementares a este tipo construtivo industrial.

Aeroporto de Natal - Fase de montagem

Hoje podemos assegurar que o Brasil possui um parque industrial de primeira qualidade, que juntamente com as empresas de engenharia consultiva e de serviços, podem se igualar aos seus similares estrangeiros, fazendo da construção metálica de um modo geral, um dos baluartes da arquitetura industrial nacional.

Uma obra notavel - o empire states buildind

No início dos anos 30, em plena recessão econômica mundial, cinco empresários americanos, liderados por John Jacob Raskob (criador da General Motors), resolveram
construir em Nova York, o mais alto edifício do país. Para tanto contrataram a empresa de consultores Shreve, Lamb & Harmon Architects.

Dotados de uma extraordinária visão futurista e oportunista, os técnicos envolvidos no projeto, decidiram pela utilização em larga escala de elementos modulares semi-industrializados, que pudessem não só, utilizar para sua fabricação e montagem, os operários da industria, mas também da construção convencional, pois em tempos de recessão, esta se encontrava abundante.

Assim surgiu o mais conhecido e pitoresco edifício em construção metálica do mundo!. Em 1 ano e 5 meses, mais de 60 mil toneladas de aço em aproximadamente 185 mil metros quadrados de área construída foram executados, dentro dos melhores padrões de qualidade da época.

 

 

 

ESTRATÉGIA

“Por mais brilhante que a estratégia seja,
você deve sempre olhar para os resultados.”

Winston Churchill